19. Just a Reflektor

http://www.justareflektor.com
Aaron Koblin (Google Creative Lab) e Vincent Morisset
Data de criação: 2014


Curta-metragem (video clipe) interativo que explora a música Reflektor, de Arcade Fire, em dois dispositivos ao mesmo tempo: o computador e o smartphone/tablet. Filmada no Haiti, a história fala de uma jovem que viaja entre o mundo dela e o nosso. Ao acessar o site, seu computador estabelecerá uma conexão com o dispositivo móvel e o que você fizer aparecerá dentro do vídeo, usando a visão da câmera e diversos tipos de tecnologias, como JavaScript, HTML5 e Compute Engine.


18. VETO VITO

http://vetovito.net/
Jonathan Harris - E.U.A
Data de criação: 2014


Vito Aconci, 74 anos, é um poeta, arquiteto e artista conceitual conhecido por suas performances transgressoras no início dos anos 1970, nas quais utilizava seu próprio corpo como sujeito e objeto. Para Aconci, trabalho foi sempre a parte mais importante de sua vida. Mas, no dia 21 de Fevereiro de 2014, ele se casou e suas prioridades começaram a mudar.
Veto Vito é uma ilustração dessa mudança. Veto Vito foi realizado em dois dias – durante bit by bit (http://bitbybit.brown.columbia.edu/) na Columbia University Brown Institute for Media Innovation
Clique aqui para assistir um vídeo de uma conversa entre ambos artistas.


17. 88 CONSTELLATION

http://88constellations.net/
David Clarck - Canada


Lírico e filosófico, este longa-metragem vasto e interativo para a internet contempla a vida e a obra do influente filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein com 88 interativas animações em Flash, cada uma correspondente a uma constelação do céu. O espectador é convidado a navegar através de uma teia de narrativas interconectadas que se movem de associadas umas as outras - trazendo a obra de Wittgenstein em diálogo com a nossa cultura digital contemporânea. O trabalho é uma colagem interativa. É a história da vida de um homem contada em fragmentos. Um mapa de coincidências e correspondências.


16. ELETRIC SHEEP

Scott Draves - EUA
http://www.electricsheep.org/


Eletric Sheep é um potetor de tela de código aberto livre (free open source) que é administrado por milhares de pessoas em todo o mundo. Pode ser instalado em qualquer PC ou Mac. Quando esses computadores hibernam, os protetores de tela aparecem e se comunicam uns com os outros pela internet para compartilhar o trabalho de criação de animações abstratas em metamorfose, conhecidas como sheeps (ovelhas). O resultado é um coletivo de “sonhos androides”, uma homenagem ao romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick.


15. THE JOHNNY CASH PROJECT

http://www.thejohnnycashproject.com/
Aaron Koblin e Chris Milk
Data de criação: 2012


Ao entrar no site podemos ver uma pequena explicação sobre o trabalho, além das três opções: assistir os vídeos, contribuir para criar vídeos ou assistir o documentário. A ideia é criar um novo vídeo clipe para a música Ain’t No Grave. Para contribuir o visitante escolhe uma entre três imagens aleatórias do clipe e desenha por cima dela, tendo somente a opção de usar branco e preto. Ao terminar, envia o trabalho e este é selecionado dependendo da mediação. Se selecionado, passa a constituir um conjunto de frames, que formam o clipe, como um stop motion. Há diversos clipes criados que podem se vistos: frames selecionados pelo diretor, frames realistas, abstratos e etc.


14. O BEIJO

http://obeijo.co/
Alexandre Paschoalini e Thany Sanches - Brasil
Data de criação: 2005


A ideia foi inicialmente desenvolvida por Thany Sanches a partir de um beijo entre ela e Alexandre Paschoalini. Na animação vemos um casal que nos possibilita movimentar seus corpos com o clicar e arrastar do mouse, porém o casal nunca se separará, uma vez estando ligados pelo beijo. A música, Lívia, é de Marcelo Camelo, interpretada por Thomas Rohrer na rabeca. Os desenhos foram feitos em papel vegetal e fotografados, sendo animados pela Produtora Commit (http://commit.to/).


13. PLEASE TOUCH ME

Rafaël Rozendaal
Data de criação: 2005


Em Please touch me (por favor me toque), deparamo-nos com uma mão azul aberta. Usando o movimento de clicar e arrastar o mouse, podemos mexer nos dedos da mão em diversas posições criando com elas simbologias comunicacionais. O trabalho incita a discussão sobre a interação entre o real e o virtual. A mão, tão usada por todos nós é tratada de tantas formas na arte, pode aqui ser manipulada, mantendo-se em movimento constante, pois sempre volta à forma aberta, como se esperasse a próxima oportunidade de interagir.



12. EL IDIOMA DE LOS PÁJAROS

Belén Gache – Argentina/Espanha
Data de criação: 2001


A Linguagem dos Pássaros é uma animação de Bélen Gache, escritora que desde 1996 realiza obras de literatura experimental e expandida, como vídeo-poemas, instalações sonoras, poesia eletrônica e demais outros projetos. Ao entrar no site “A Linguagem dos Pássaros” nos deparamos com um pequeno texto contando histórias de pássaros mecânicos e outros pássaros fantásticos. A autora, que considera seu trabalho um ready-made, explica que a animação apresenta pássaros linguísticos, que, por serem feitos unicamente de palavras se tornam autômatos capturados pelas “máquinas-poetas”. Bélen Gache cita Italo Calvino, que considera todo escritor uma máquina, pois o mesmo trabalha colocando uma palavra diante da outra, seguindo regras predefinidas, códigos e instruções adequadas. Para assistir a animação, é preciso clicar no ícone ingressar.

Os pássaros recitam os seguintes poemas:
Gustavo Adolfo Becquer, Volverán las oscuras golondrinas, (Rimas).
Rubén Darío, Leda, (Los cisnes y otros poemas).
Edgard Allan Poe, The raven, (Poems).
Guillome Apollinaire, Le paon, (Bestiario).
Charles Baudelaire, Le cygne, (Las flores del mal).



11. MINI ART DANCE

Isabel Aranda a.k.a. Yto Aranda - Chile
Data de criação: 2004


O site apresenta uma figura feminina, criada em ASCII, em pose de dança. Pelo seu corpo palavras e frases, tanto em Espanhol quanto em Inglês, que convidam o visitante a interagir com a animação. Ao clicar nas palavras e frases, diferentes pop-ups abrem-se, mostrando diversas animações em flash. Cada pop-up apresenta um dança, um fundo e uma música própria. O visitante passa a ser co-autor ao eleger quais pop-ups devem ou não ficar abertas, criando assim uma experiência visual e auditiva conforme desejar.



10. DREAMLINES

Leonardo Solaas - Argentina
Data de criação: 2005


Dreamlines é uma experiência visual interativa não-linear. O visitante digita uma ou mais palavras que defina um sonho que ele gostaria de sonhar. O sistema procura na Web por imagens relacionadas, se apropria delas e cria uma imagem ambígua.
O trabalho foi desenvolvido em Java e PHP. Primeiramente, um script em PHP faz uma busca no Google Imagens a procura das palavras digitadas pelo visitante. Então o (http://pt.wikipedia.org/wiki/Applet) Applet Java recupera as imagens uma a uma, e as usa como entrada para gerar uma imagem em constante mudança.



9. STAGGERING BEAUTY

IMPORTANTE: Não visualizar esse site caso tenha epilepsia. 

George Michael Brower - EUA


Staggering Beauty é uma animação feita por George Michael Brower para o Chrome Experiments, um site que armazena  projetos experimentais de web, que se utilizam de JavaScript, HTML5, Canvas, SVG e WebGL. A princípio, a animação nos mostra uma espécie de minhoca, que se move conforme o cursor do mouse se mexe. Ao balançar rápido o cursor, a criatura e o fundo modificam de cores rapidamente e se percebe uma cápsula dentro dela. Além disso, há um aviso dizendo haver imagens piscantes, um link para o email do site e um código HTML, que é apenas um link para o próprio site. Virais como esse são comuns na internet e estão livres de interpretações e pretensões.



8.  ENDGAME

Tal Harpen
Data de criação: 2011


Endgame - A Coldwar Love Story conta, em meio a animações, quebra cabeças e vídeos, uma história de amor em meio à Guerra Fria. Ao entrarmos no site, cuja aparência lembra a de um filme mudo, a primeira informação é para que prestemos atenção às perguntas antes de tentar respondê-las. O trabalho tem uma característica narrativa onde, junto com gravações e partes escritas, nos apresenta Leonora Rettinger, uma mulher alemã residente dos Estados Unidos que, em 1949, está sendo investigada por ter prováveis relações com a "Infiltração Comunista". Os textos, também animados, apresentam trechos do julgamento de Rettinger, e vão nos informando do caso. De tempos em tempos a narrativa é interrompida para passar uma pequena animação em flash que conta a história de uma garota judia e de um soldado jovem que, conforme vamos descobrindo na investigação, seriam personagens de uma história de Rettinger. As animações têm uma duração curta, e em seguida se repetem, até que observador passe para a próxima página. A cada capítulo da história, aparece um quebra cabeças bastante simples que, quando encaixamos a peça no lugar certo, nos passa para o próximo capítulo. A história parece não ter fim, pois ao final de alguns capítulos, voltamos para um já visto. 



7. COLOR FLIP

http://www.colorflip.com/
Rafaël Rozendaal
Data de criação: 2008


A página apresenta uma única cor de fundo. Quando aproximamos o mouse próximo às bordas da tela, ocorre a simulação do dobrar de uma página. Se clicamos e arrastamos o mouse até a outra borda da tela, essa página virtual se desdobra e dá lugar a outra página de outra cor por baixo. Esse movimento se repete infinitamente.



6. THE SAD HUNGARIAN

Nick Didkovsky e Tom Marsan


The Sad Hungarian é uma pequena história em quadrinhos interativa, que narra as dificuldades por que passa um senhor húngaro em sua terra. O trabalho é apresentado em uma plataforma bastante simples, com um gif animado na parte superior, que ilustra os acontecimentos descritos sob a forma de estrofes. Alguns gifs respondem aos cliques, outros não. A história de The Sad Hungarian é dividida em episódios, sendo que o Episódio 1, é o único disponibilizado no momento.



 5.  LOSE / LOSE


Zach Gage - EUA

Data de criação: 2009






Está disponível para download um jogo criado pelo artista. Ele simula um jogo de "alien vs nave", onde o jogador é uma nave espacial que deve atirar nos aliens que aparecem no seu trajeto. Porém, cada alien do jogo representa um arquivo aleatório do computador e, quando atingido pela nave, é deletado. Se a nave for atingida, o jogo é deletado automaticamente.




4. 99 ROOMS

Kim Köster - Alemanha




O espectador é convidado a passear virtualmente pelas 99 salas propostas pelo artista, a cada clique, é redirecionado a uma sala nova. O trabalho consiste em fotografias de lugares onde Köster fez intervenções com grafitti, e que, no site, apresentam animações e alterações sobre elas, que aparecem espontaneamente ou reagem ao clique do espectador.






3. WHY WAS HE SAD 

Rafaël Rozendaal
Data de criação: 2002




A página se assemelha a um jogo de flash. Nuvens atravessam a tela suavemente e, quando se encosta nelas com o mouse, desaparecem com um estalo. Se o participante consegue desviar das nuvens, elas se acumulam e aos poucos vão preenchendo a tela. Da mesma forma, se o participante bloqueia a entrada de nuvens encostando nelas logo que aparecem, a tela fica vazia, apenas com o fundo azul do céu. 




2. BIG LONG NOW

Rafaël Rozendaal
Data de criação: 2006


Ao entrar na página, soa uma campainha. À direita do espectador, encontra-se uma pilha de portas. Com o mouse, pode-se puxar essas portas e arrastá-las para a esquerda. A medida que essas portas se acumulam, o som das batidas intensifica-se. Além disso, o gesto que se faz com o mouse - depositando as portas mais suavemente umas sobre as outras, ou soltando-as com força - altera a sonoplastia da animação.


1. ANA SOMNIA - LIGHTS OUT!

Kim Köster - Alemanha


Ao entrar no site, aparece um pedido para ligar a webcam do seu computador. Ana Somnia, a garota da história, pede para apagar as luzes, pois está muito claro para ela dormir. Quando você apaga as luzes (ou tapa a webcam), o quarto virtual de Ana Somnia escurece e uma animação se inicia, representando os sonhos da garota. Quando você acende as luzes no ambiente real, a garota virtual acorda e a animação dos sonhos se interrompe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário