12. WORLD OF AWE: PORTAL

Yael Kanarek
Data de Criação: 2001


O trabalho é dividido em três partes, apresentados como ícones de pastas de arquivos do computador. Na primeira parte é apresentado um vídeo com um começo de narrativa. Na segunda parte, uma imagem que acompanha os movimentos do mouse (se movemos o mouse para a direita, ela gira em sentido anti-horário, se movemos para a esquerda, em sentido horário). A terceira parte apresenta uma mistura de cenário virtual com filmagem em loop. As três parte, juntas, têm a intenção de contar uma história fantástica que se passa em outra dimensão, unindo real e virtual.



11. SEARCHING FOR MICHELLE

Maja Kalogera 
Data de Criação: 2011-12


Searching for Michelle é uma narrativa detetive on-line que se propõe a procurar por uma pintura (?) no mundo real e no mundo virtual simultaneamente. O site é separado por categorias com títulos que induzem a uma narrativa, ainda que não obedeçam, rigidamente, a uma leitura cronológica. Vídeos, imagens interativas e conversas gravadas fazem parte desse "banco de dados" da investigação: as informações são coletadas na vida real e passadas para o meio virtual. O trabalho está em andamento.


10. SPACE VIDEO

Kate Armstrong
Data de Criação: 2012


Space Video utiliza vídeos do youtube conforme eles são colocados na rede. Os vídeos são acompanhados de frases originais que servem de palavras chaves para a pesquisa dos mesmos que, apesar de serem escolhidos aleatoriamente, acabam por criar uma relação quase narrativa. O trabalho nunca apresenta a mesma seqüência, uma vez que as palavras chaves buscam os vídeos recém transferidos para o site Youtube. 


9. PLAZAVILLE

G.H Hovagimyan e Christina McPhee 
Data de Criação: 2009


Baseado no clássico Alphaville de Jean Luc Godard, Plazaville se passa no século 21 em Nova Iorque. As cenas são reinterpretadas e improvisadas por artistas, atores e videomakers. O trabalho usa a internet para promover e disponibilizar os capítulos, que são postos para download em sites como o iTunes, não apresentam uma ordem cronológica. O trabalho final foi apresentado em uma instalação, em 2009. Os capítulos apresentam narrativas simples e podem ser visualizados em computadores, iphones ou mesmo em televisões (via AppleTV). 


8. INTERVALS

Peter Horvath
Data de Criação: 2004


O trabalho consiste em uma janela preta que funcionará como fundo para as janelas pop-ups que serão abertas. Após uma pequena introdução de vídeo, mais janelas abrem: à esquerda, quatro figuras compõem uma espécie de menu (não interativo); no centro e à direita, as janelas abrem de forma a contar uma história para cada um dos personagens do menu. As histórias são narradas a partir de legendas, acompanhadas de vídeos em loop de rostos de pessoas. Outras janelas pop-ups com cenas de filmes antigos aparecem para construir a narrativa, fazendo do trabalho uma espécie de collage virtual. O trabalho, assim como um filme, possui um final com créditos. 


7.  NOTHING HAPPENS 

Nurit Bar-Shai
Data de Criação: 2006


Nothing Happens é uma performance em três atos. Em um espaço real, três instalações são realizadas: na primeira, há um mecanismo que puxa uma caixa em uma estante; na segunda, uma espécie de roldana puxa o suporte de um copo até que ele vire; e na terceira, uma fita metálica empurra uma cadeira. Pelo site da obra, na época em que foi feita, era possível acompanhar uma reprodução em tempo real dessa instalação, que pedia que os participantes contribuíssem com um clique. O número de cliques era contado e a cada um os mecanismos da instalação real se mexiam, criando uma instalação interativa on-line. As performances foram encerradas quando cada objeto caiu, devido à contribuição de cliques dos visitantes. Esse trabalho não funciona mais on-line, apenas seus registros assim como as instruções podem ser vistos no site da obra. No site pessoal da artista, há também um esquema mais detalhado de como a instalação funcionava: http://nuritbarshai.com/nh/nh.php 


6. STOP MOTION STUDIES - SERIES 8

David Crawford - EUA
Data de Criação: 2003


Stop Motion Studies é uma série de estudos de comunicações não verbais que se realizam a partir de fotografias tiradas em metrôs de passageiros aleatórios. Esses passageiros, as vezes sem perceber que estão sendo fotografados, as vezes reagindo, acabam por transmitir uma pequena série de movimentos não verbais que são formatados como gifs animados. Essas pequenas animações são agrupadas em séries divididas por dias de fotografias e locais. Stop Motion Studies Series 8 foram fotografadas no dia 27 de outubro de 2003 em Tokyo, Japão. Outras séries de Stop Motion Studies podem ser vistas no site do artista: http://www.stopmotionstudies.net/



5. HTML MOVEMENT LIBRARY

Data de criação: 2006


O trabalho funciona como uma espécie de banco de dados que agrupa pequenos vídeos e gifs animados de representações de códigos de tags html. Os interessados podem gravar um pequeno vídeo com um movimento corporal que considerem traduzir um determinado código html. Esses movimentos são recolhidos e apresentados no site em categorias como , , . Criam assim uma database de expressões corporais para códigos virtuais. A idéia do projeto é estabelecer um alfabeto de movimentos, em expansão, oferecendo diferentes materiais que podem ajudar a visualizar a estrutura "lingüística" de websites. Esta espécie de banco de dados fornece material para dois projetos em andamento: html_butoh e Website Impersonatio The Ten Most Visited.



4. KEYBOARD

Marika Dermineur 
Data de Criação: 2005


Keyboard inicia com a imagem de um rosto de uma mulher e uma barra com um espaço para escrever logo abaixo. A primeira palavra que é escrita automaticamente é "keyboard"; o rosto lê letra por letra e depois tenta, com uma junção de pequenas animações de sílabas, ler a palavra completa. Após, o espaço para escrever fica em branco, convocando o participante a escrever ou, em alguns casos, a repetir movimentos no teclado. A cada palavra escrita, a mulher lê sílaba por sílaba (em inglês), e depois tenta pronunciar a palavra completa. Quando a gravação não consegue acompanhar a palavra escrita, a mulher ri, como se estivesse consciente de seu erro. Assim, o trabalho funciona pedindo que o participante escreva palavras que depois são lidos pela mulher ou por um vídeo que, da mesma forma, lê as palavras em libras.



3. THE WILDERNESS DOWNTOWN

Chris Milk - 
Data de Criação: 


Wilderness Downtown é uma interação entre Chris Milk e a banda canadense Arcade Fire, The, contando com o apoio do Google Chrome. Uma espécie de videoclipe interativo, onde o visitante é convidado a informar o endereço de onde nasceu ou passou a infância. O videoclipe inicia com um personagem que se desloca em um cenário gerado pelo Google Earth a partir do endereço fornecido pelo usuário. A animação, que ocorre sobre o Google Map é a mesma para todos os usuários. A trajetória do personagem acompanha a narrativa da música do clipe. É interessante notar que o  personagem é pouco caracterizado, de forma que permite a cada espectador se colocar em seu lugar. 



2. BURNING CIGARETTE

http://www.burningcigarette.com/
Rafaël Rozendaal
Data de Criação: 2008



A página apresenta três vídeos do site youtube dispostos lado a lado. Iniciando-os (da esquerda para a direita) em conjunto eles aparentam ser uma única imagem, um cigarro queimando. Se iniciados na ordem correta, ao terminar o vídeo da direita (a ponta do cigarro), os outros acompanham a animação fazendo parecer que o conjunto pertence a uma única animação. 



1. LOGCAM


Rafael Marchetti - Argentina
Data de Criação: 2004

site pede para habilitar a webcam do usuário. Fazendo isso, ele dá os seguintes comandos: apertar as teclas 1, 2, 3, e 4 para diferentes interações. Todas as interações se fazem com a captação do movimento do usuário em frente à webcam. Os movimentos captados do usuário são transferidos para diferentes linguagens visuais. Algumas apenas traduzem o movimento para algum tipo de animação e outras utilizam a imagem captada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário